Com essa explosão são 12 casos semelhantes na capital fluminense, sendo 2 com vítimas, uma em 14 de julho de 2010, onde as vítimas foi um casal de americanos e essa ocorrida no dia da mentira (!?) deste ano.
Mas o que faz um bueiro explodir (pelo menos no Rio de Janeiro)?
1 - Quando a câmara subterrânea que acondiciona equipamentos é "contaminada" por gás ou por combustível automotivo. Uma faísca elétrica poderia causar a combustão do material, que se consumiria rapidamente em efeito explosivo.
Tecla SAP: ocorre pela combinação de vazamento de gás na rede subterrânea (mal projetada e com manutenção negligenciada)
2 - Diante da explosão de um equipamento elétrico que utiliza óleos isolantes (como transformadores) acondicionado na câmara subterrânea. Isto geralmente ocorre quando a carga de energia é muito elevada o que causaria um aumento excessivo da temperatura do óleo isolante. O óleo vaporiza e se expande pela câmara subterrânea em efeito explosivo.
Tecla SAP: curto-circuito na rede elétrica também subterrânea (construída há décadas, sobrecarregada e igualmente sem manutenção adequada)
![]() |
Resultado do último "bueiro explosivo" em Copacabana |
Para o pesquisador, o primeiro passo para evitar o risco de explosões é a confecção de um mapeamento do subsolo. “Só ouvi os órgãos competentes falarem em mapeamento após o acidente”. De acordo com Duarte, o procedimento é necessário para que materiais e equipamentos incompatíveis não entrem em contato e provoquem acidentes. "São várias empresas usando as câmaras subterrâneas com diferentes finalidades, esgoto, gás, telefone, energia elétrica. Deveria haver integração entre elas para garantir a segurança", diz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por fiscalizar as concessionárias que distribuem energia, multou a Light em R$ 9,5 milhões em fevereiro de 2010, por falhas na manutenção e operação nas redes subterrâneas do Rio, especialmente em Copacabana, Leblon, Ipanema e Centro. A empresa recorreu e aguarda a decisão final. Durante fiscalização em novembro de 2009, o órgão federal afirmou ter encontrado equipamentos em "fim de vida útil" e "deficiências na gestão de cargas", uma das possíveis causas das explosões.
Finalizando...
A Light admitiu que bairros do Centro e da Zonal Sul ainda têm 130 bueiros que correm risco de explodir.
Fonte:
Portal Terra
R7
isso realmente é um caso preocupante!
ResponderExcluirE explodem por serem muitos veios e não terem manutenção, uma falta de responsabilidade total e descaso com a população!
deixo aqui minha indignação e preocupação com a minha mãe que se encontra no RJ
já falei para ela passar por bem longe dos Bueiros!
Infelizmente os bueiros explodem nao porque a rede eh velha, ou porque a manutençao inexiste. Se nao houvesse manutençao, a ANEEL teria multado am Light, e seria muito facil resolver o problema. Note que este problema jah teve em 2000, 2010, 2011 e 2012, logo, nao eh plausivel que nao tenha havido manutençao. O eng. Estellito explicou bem o problema em: http://www.youtube.com/watch?v=XLrO1QCXXoU e tambem em: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/20/especialista-diz-que-light-nao-investiga-explosoes-925172517.asp
ResponderExcluirComplementando o comentario anterior, se voces quiserem saber hah quanto tempo os bueiros explodem no Rio de Janeiro, pesquisem em http://www.acervooglobo.com.br e se quiserem saber o porque das explosoes, vejam: http://www.aepet.org.br/site/debate_brasil/video_interna.php?videoID=407
ResponderExcluirO video onde o especialista eng. Estellito discorre sobre explosoes de bueiros saiu do site da Aepet e agora estah em: http://www.youtube.com/watch?v=0hKshf_TGRk
ResponderExcluir