21 de fev. de 2011

# A Verdade Sobre a Maconha

Por que a maconha é proibida? Porque faz mal à saúde. Será mesmo? Então, por que o bacon não é proibido? Ou as anfetaminas? E, diga-se de passagem, nenhum mal sério à saúde foi comprovado para o uso esporádico de maconha. A guerra contra essa planta foi motivada muito mais por fatores raciais, econômicos, políticos e morais do que por argumentos científicos. E algumas dessas razões são inconfessáveis. Tem a ver com o preconceito contra árabes, chineses, mexicanos e negros, usuários freqüentes de maconha no começo do século XX. Deve muito aos interesses de indústrias poderosas dos anos 20, que vendiam tecidos sintéticos e papel e queriam se livrar de um concorrente, o cânhamo.

Por que é proibido?

 Nas primeiras décadas do século XX, a maconha era liberada, embora muita gente a visse com maus olhos. No Brasil, maconha era "coisa de negro", fumada nos terreiros de candomblé para facilitar a incorporação e nos confins do país por agricultores depois do trabalho. Na Europa, ela era associada aos imigrantes árabes e indianos e aos incômodos intelectuais boêmios. Nos Estados Unidos, quem fumava eram os mexicanos.

Pouca gente sabia, entretanto, que a mesma planta que fornecia fumo às classes baixas tinha enorme importância econômica. Dezenas de remédios, papel, tecidos, cordas, velas de barco, redes de pesca e outros produtos que exigissem um material muito resistente. A Ford estava desenvolvendo combustíveis e plásticos feitos a partir do óleo da semente de maconha. As plantações de cânhamo tomavam áreas imensas na Europa e nos Estados Unidos.

Em 1920, sob pressão de grupos religiosos protestantes, os Estados Unidos decretaram a proibição da produção e da comercialização de bebidas alcoólicas. "A proibição do álcool foi o estopim para o ‘boom’ da maconha", afirma o historiador inglês Richard Davenport-Hines, especialista na história dos narcóticos, em seu livro The Pursuit of Oblivion (A busca do esquecimento, ainda sem versão para o Brasil). "Na medida em que ficou mais difícil obter bebidas alcoólicas e elas ficaram mais caras e piores, pequenos cafés que vendiam maconha começaram a proliferar", escreveu.

William Randolph Hearst, dono de uma imensa rede de jornais. Hearst era a pessoa mais influente dos Estados Unidos. Milionário odiava mexicanos. Parte desse ódio talvez se devesse ao fato de que, durante a Revolução Mexicana de 1910, as tropas de Pancho Villa (que, aliás, faziam uso freqüente de maconha) desapropriaram uma enorme propriedade sua. Sim, Hearst era dono de terras e as usava para plantar eucaliptos e outras árvores para produzir papel. Ou seja, ele também tinha interesse em que a maconha americana fosse destruída – levando com ela a indústria de papel de cânhamo.


Os deputados votaram pela proibição do cultivo, da venda e do uso da cannabis, sem levar em conta as pesquisas que afirmavam que a substância era segura. Proibiu-se não apenas a droga, mas a planta. O homem simplesmente cassou o direito da espécie Cannabis sativa de existir.


Mapa da Europa:

Azul Claro: Países onde o uso da maconha não é crime - Ex: Portugal
Azul Escuro: Países onde é legalizado o uso da maconha - Ex: Holanda
Laranja: Países onde é ilegal, porém sem pena para consumo - Ex: Inglaterra
Vermelho: Países onde é ilegal, porém com pena para consumo - Ex: França

Maconha faz mal?

 O uso moderado não faz mal. A preocupação da ciência com esse assunto começou em 1894, quando a Índia fazia parte do Império Britânico. Havia, então, a desconfiança de que o bhang, uma bebida à base de maconha muito comum na Índia, causava demência. O relatório final do orgão indiano responsável desaconselhou a proibição: "O bhang é quase sempre inofensivo quando usado com moderação e, em alguns casos, é benéfico. O abuso do bhang é menos prejudicial que o abuso do álcool".

Em 1944, um dos mais populares prefeitos de Nova York, Fiorello La Guardia, encomendou outra pesquisa. Os cientistas escolhidos por ele fizeram testes com presidiários (algo comum na época) e concluíram: "O uso prolongado da droga não leva à degeneração física, mental ou moral".

Mas a experiência mais reveladora sobre a maconha e suas conseqüências foi realizada fora do laboratório. Em 1976, a Holanda decidiu parar de prender usuários de maconha desde que eles comprassem a droga em cafés autorizados. Resultado: o índice de usuários continua comparável aos de outros países da Europa. O de jovens dependentes de heroína caiu – estima-se que, ao tirar a maconha da mão dos traficantes, os holandeses separaram essa droga das mais pesadas e, assim, dificultaram o acesso a elas.
Veja abaixo um resumo do que se sabe:



Causa câncer? 
  [ ] Sim - [x] Não

Não se provou nenhuma relação direta entre fumar maconha e câncer de pulmão, traquéia, boca e outros associados ao cigarro. Isso não quer dizer que não haja. O que se sabe é que o cigarro de maconha tem praticamente a mesma composição de um cigarro comum – a diferença é o princípio ativo. No cigarro é a nicotina, na maconha o tetrahidrocanabinol, ou THC. Também é verdade que o fumante de maconha tem comportamentos mais arriscados que o de cigarro: traga mais profundamente, não usa filtro e segura a fumaça por mais tempo no pulmão (o que, aliás, segundo os cientistas, não aumenta os efeitos da droga).
Em compensação, boa parte dos maconheiros fuma muito menos e pára ou reduz o consumo depois dos 30 anos. Em resumo: o usuário eventual de maconha, que é o mais comum, não precisa se preocupar com um aumento grande do risco de câncer. Quem fuma mais de um baseado por dia há mais de 15 anos deve pensar em parar.


Causa dependência?
 [ ]Sim - [x]Não

Algo entre 6% e 12% dos usuários, dependendo da pesquisa, desenvolve um uso compulsivo da maconha (menos que a metade das taxas para álcool e tabaco). "Dependência de maconha não é problema da substância, mas da pessoa", afirma o psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Escola Paulista de Medicina. Há um perfil claro do dependente de maconha: em geral, ele é jovem, quase sempre ansioso e eventualmente depressivo. Pessoas que não se encaixam nisso não desenvolvem o vício. "E as que se encaixam podem tanto ficar dependentes de maconha quanto de sexo, de jogo, de internet", diz.
O maior risco para adolescentes que fumam maconha é a síndrome amotivacional, nome que se dá à completa perda de interesse que a droga causa em algumas pessoas. A síndrome amotivacional é muito mais freqüente em jovens e realmente atrapalha a vida – é quase certeza de bomba na escola e de crise na família.

Danos cerebrais?
 [ ]Sim - [x]Não

Muitas experiências foram feitas em busca de danos nas capacidades cognitivas do usuário de maconha. A maior preocupação é com a memória. Sabe-se que o usuário de maconha, quando fuma, fica com a memória de curto prazo prejudicada. São bem comuns os relatos de pessoas que têm idéias que parecem geniais durante o "barato", mas não conseguem lembrar-se de nada no momento seguinte. Isso acontece porque a memória de curto prazo funciona mal sob o efeito de maconha e, sem ela, as memórias de longo prazo não são fixadas. Mas esse dano não é permanente. Basta ficar sem fumar que tudo volta a funcionar normalmente. O mesmo vale para o raciocínio, que fica mais lento quando o usuário fuma muito freqüentemente.
Na comparação com o álcool, a maconha leva grande vantagem: beber muito provoca danos cerebrais irreparáveis e destrói a memória.

Problemas no coração?
[ ]Sim - [x]Não

O uso de maconha dilata os vasos sangüíneos e, para compensar, acelera os batimentos cardíacos. Isso não oferece risco para a maioria dos usuários, mas a droga deve ser evitada por quem sofre do coração.

Infertilidade?
[ ]Sim - [x]Não

Pesquisas mostraram que o usuário freqüente tem o número de espermatozóides reduzido. Ninguém conseguiu provar que isso possa causar infertilidade, muito menos impotência. Também está claro que os espermatozóides voltam ao normal quando se pára de fumar.

Depressão imunológica?
[ ]Sim - [x]Não

Nos anos 70, descobriu-se que o THC afeta os glóbulos brancos, células de defesa do corpo. No entanto, nenhuma pesquisa encontrou relação entre o uso de maconha e a incidência de infecções.

Loucura?
[ ]Sim - [x]Não

No passado, acreditava-se que maconha causava demência. Isso não se confirmou, mas sabe-se que a droga pode precipitar crises em quem já tem doenças psiquiátricas.

Prejudica a gravidez?
[x]Sim - [ ]Não

Algumas pesquisas apontaram uma tendência de filhos de mães que usaram muita maconha durante a gravidez de nascer com menor peso. Outras não confirmaram a suspeita. De qualquer maneira, é melhor evitar qualquer droga psicoativa durante a gestação. Sem dúvida, a mais perigosa delas é o álcool.

Maconha faz bem?

No geral, não. Alguns adoram e relatam que ela ajuda a aumentar a criatividade, a relaxar, a melhorar o humor, a diminuir a ansiedade. É inevitável: cada um é um.
Segundo o farmacólogo inglês Iversen, não há dúvidas de que ela seja um remédio útil para muitos. No Brasil, assim como em boa parte do mundo, o uso médico da cannabis é proibido e milhares de pessoas usam o remédio ilegalmente. Conheça alguns dos usos:

Ajuda no tratamento do câncer?
[x]Sim - [ ]Não

Pessoas tratadas com quimioterapia muitas vezes têm enjôos terríveis, eventualmente tão terríveis que elas preferem a doença ao remédio. Há medicamentos para reduzir esse enjôo e eles são eficientes. No entanto, alguns pacientes não respondem a nenhum remédio legal e respondem maravilhosamente à maconha. Era o caso do brilhante escritor e paleontólogo Stephen Jay Gould, que disse: "A maconha funcionou como uma mágica. Eu não gostava do ‘efeito colateral’ que era o borrão mental. Mas a alegria cristalina de não ter náusea – e de não experimentar o pavor nos dias que antecediam o tratamento – foi o maior incentivo em todos os meus anos de quimioterapia".

Ajuda no tratamento da aids?
[x]Sim - [ ]Não 

Maconha dá fome. Qualquer um que fuma sabe disso (aliás, esse é um de seus inconvenientes: ela engorda). Nenhum remédio é tão eficiente para restaurar o peso de portadores do HIV quanto a maconha. E isso pode prolongar muito a vida: acredita-se que manter o peso seja o principal requisito para que um soropositivo não desenvolva a doença. O problema: a cannabis tem uma ação ainda pouco compreendida no sistema imunológico. Sabe-se que isso não representa perigo para pessoas saudáveis, mas pode ser um risco para doentes de Aids.

Ajuda no tratamento da esclerose múltipla?
[x]Sim - [ ]Não 

Essa doença degenerativa do sistema nervoso é terrivelmente incômoda e fatal. Os doentes sentem fortes espasmos musculares, muita dor e suas bexigas e intestinos funcionam muito mal. Acredita-se que ela seja causada por uma má função do sistema imunológico, que faz com que as células de defesa ataquem os neurônios. A maconha alivia todos os sintomas. Ninguém entende bem por que ela é tão eficiente, mas especula-se que tenha a ver com seu pouco compreendido efeito no sistema imunológico.

Na dor?
[x]Sim - [ ]Não 

A cannabis é um analgésico usado em várias ocasiões. Os relatos de alívio das cólicas menstruais são os mais promissores.

No tratamento de glaucoma?
[x]Sim - [ ]Não 

Essa doença caracteriza-se pelo aumento da pressão do líquido dentro do olho e pode levar à cegueira. Maconha baixa a pressão intraocular. O problema é que, para ser um remédio eficiente, a pessoa tem que fumar a cada três ou quatro horas, o que não é prático e, com certeza, é nocivo (essa dose de maconha deixaria o paciente eternamente "chapado"). Há estudos promissores com colírios feitos à base de maconha, que agiriam diretamente no olho, sem afetar o cérebro.

Ajuda na ansiedade?
[x]Sim* - [ ]Não 

Maconha é um remédio leve e pouco agressivo contra a ansiedade. Isso, no entanto, depende do paciente. Algumas pessoas melhoram após fumar; *outras, principalmente as pouco habituadas à droga, têm o efeito oposto. Também há relatos de sucesso no tratamento de depressão e insônia, casos em que os remédios disponíveis no mercado, embora sejam mais eficientes, são também bem mais agressivos e têm maior potencial de dependência.

Ajuda no tratamento de dependência das drogas?
[x]Sim - [ ]Não

Dois psiquiatras brasileiros, Dartiu Xavier e Eliseu Labigalini, fizeram uma experiência interessante. Incentivaram dependentes de crack a fumar maconha no processo de largar o vício. Resultado: 68% deles abandonaram o crack e, depois, pararam espontaneamente com a maconha, um índice altíssimo. Segundo eles, a maconha é um remédio feito sob medida para combater a dependência de crack e cocaína, porque estimula o apetite e combate a ansiedade, dois problemas sérios para cocainômanos. Dartiu e Eliseu pretendem continuar as pesquisas, mas estão com problemas para conseguir financiamento – dificilmente um órgão público investirá num trabalho que aposte nos benefícios da maconha.


Curiosidades Finais

A popularidade da maconha explodiu em 1920, quando o álcool foi proibido

O consumo moderado de maconha não provoca nenhum dano sério à saúde

Das cordas às velas, havia 80 toneladas de cânhamo no navio de Colombo

 Download : Venice – Preto no Branco!
♫ Download ♫
Venice - Preto no Branco

38 comentários:

  1. viva a liberação da maconha!hehe

    ResponderExcluir
  2. Vou mostrar isso para minha família!!!
    Eu e minha namorada fumamos todos os dias e eu sempre preocupada com meu cérebro. ahahaha agora me sinto bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito em dizer isso, mas a fisiologia comprova que danos às células do cérebro são irreversíveis. Romper ligações entre neurônios ou prejudicar a mielinização entre eles está entre os menores males, porém, destruir a célula neuronal, seu núcleo e organelas confere uma lenta e gradativa destruição do sistema nervoso. Mais cuidado com suas afirmações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passou da hora de legalizar essa planta maravilhossa que e usada ha milenios pela humanidade em varios usos, sabemos bem que ela só foi prohibida por interesses politicos,econômicos,racistas,religiosos e capitalistas !!! ACORDA BRASIL, LEGALIZA DILMAVEZ :)

      Excluir
  4. LEGALIZE JÁ.

    Fumo, fumo mesmo, assumo pra você.
    Existe à milênios, nunca fez ninguém morrer.
    Como pode fazer mal se me deixa feliz? (♫'

    ResponderExcluir
  5. A quesa é que a maconha não causa dano e sim um "interferência" no cérebro por isso que após o efeito passar você recupera os sentidos

    ResponderExcluir
  6. Pra quem acredita que faz mal pro cérebro eu só tenho uma pergunta: Por que então temos receptores específicos pro THC? Estamos nos destruindo de dentro pra fora então!
    Pra saber mais um pouco:
    http://www.braha.org/pt/drogas-psicoativas/370

    ResponderExcluir
  7. Fumo Maconha Simm !
    Mais Calma meu Camarada...
    eles um dia vão ver q a Lei estava errada.

    PLANET HEMP

    ResponderExcluir
  8. Fumo Maconha Simm !
    Mais Calma meu Camarada...
    eles um dia vão ver q a Lei estava errada.

    PLANET HEMP

    ResponderExcluir
  9. "sabe-se que a droga pode precipitar crises em quem já tem doenças psiquiátricas."

    Eu fumava de vez em quando com meu primo, quando ia à casa dele. Nós sempre fumávamos pouco, tipo um cigarro cada, apenas. Então um dia, sem sequer ter aumentado a quantidade utilizada ou misturado com outra droga qualquer, eu pirei totalmente. Os detalhes são muitos, mas eu tive alucinações visuais, auditivas, distorções temporais... Durou umas 6 horas. Minha tia disse que o que tive foi um surto psicótico. Seria então o caso de eu já ter predisposição pra desenvolver esse tipo de sintoma, e que tal sintoma foi "catalisado", de certa forma, pelo fumo da maconha?
    Só sei que eu nunca mais fumei maconha depois daquilo. Foi em Outubro de 2005.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde você comprou essa maconha em ??? , vc sabe que a maioria desses traficantes misturam algumas quimicas né???

      Excluir
  10. nada contra quem fuma maconha, por mim, ela deveria ser legalizada, pois eh menos prejudicial a saúde q o alcool e o cigarro. Mas eh importante perceber q pra todos os argumentos de q a maconha nao faz mal, sempre há uma ressalva, com exceção da loucura.

    ResponderExcluir
  11. Nunca fumei maconha, por que nunca vi pra vender, nao é igual comprar um maço de cigarro, tbm nao quero ir la no beco comprar

    ResponderExcluir
  12. A maconha induz à usar outras drogas...é meio que um tempo de felicidade, na minha opinião as pessoas não deviam usar algo material para ser "feliz" por algumas horas,é uma feliciade falsa, passageira.

    ResponderExcluir
  13. É eu queria sempre viajar...mas ta dificill...

    ResponderExcluir
  14. Isso nada mais é do que mais um historiador sem cunho laboratorial dando o parecer social. O fenônemo da legalização da maconha, será semelhante a outras drogas "Lícitas" como a bebida alcóolica.. Legalizar para explorar o consumo abusivo como todas as empresas fazem. O resultado? Essa desordem vista em bares e baladas de gente sem controle... é isso que a gente tanto reclama, mais não faz nada ao contrário.

    ResponderExcluir
  15. A maconha participou do movimento Rip..PAZ e AMOR..e entre todas as drogas..ela é a que menos deixa agressiva..ao contrario do alcool, cigarro, cocaina, entre outros tipos de drogas...seria muito melhor ter uma perda de memoria momentanea do que viver em uma sociedade violenta..

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Maconha da mal estar no outro dia ???? não .... e o alcool ???? sim .

    Deixa a pessoa dependente ??? não ... e a nicotina ???? sim ....


    LEGALIZE CANNABIS SATIVA ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  18. Legalize Jah...
    So' alegria.

    ResponderExcluir
  19. ISSO AEEEEEE
    VAMOS LA GALERA...
    SEMPRE LUTANDO A FAVOR DO
    - LEGALIZE JÁH -
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Se ja estava bem por ter fumado um cigarro de maconha há algus minutos, agora estou bem melhor por ter estas informaçoes, LEGALIZE JÁ!!!

    Uuuuuu..
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Viva la revolucion canabica

    ResponderExcluir
  22. Viva la revolucion canabica

    ResponderExcluir
  23. Para Richard Davenport-Hines, que estudou a relação entre os homens e as drogas ao longo da história, o ser humano consome drogas porque isso simplesmente faz parte da sua natureza. "Seres humanos precisam ocasionalmente de momentos de fuga da sua existência costumeira. Alguns escalam montanhas, outros entram para monastérios, outros ficam completamente bêbados e alguns usam drogas. Não há nada natural em estar sóbrio."

    ResponderExcluir
  24. legalizada ou nãão eu vo fuma sempre,então que se fodaa ! xDD
    minhaa esposa mary jane ;]

    ResponderExcluir
  25. Me chamam de idiota porque fumo maconha mais chamam de gênio quem inventou a bomba atômica....

    Bob Marley

    ResponderExcluir
  26. Me chamam de idiota porque fumo maconha mais chamam de gênio quem inventou a bomba atômica....

    Bob Marley

    ResponderExcluir
  27. Todas as pessoas deviam plantar um pe de maconha,da boa,daquelas bem Forte,daquelas que tem uma bucha bem no meio,,,que chega a sair um melado,um oleo,,,essa he da loka,,,se fuma ela e fica na briza ,,isso he pra poucos,,alcançarem,nao he pra iguinorantes,,,

    ResponderExcluir
  28. vamos todos acabar com a violencia,vamos todos fumar um baseado!!!!!

    ResponderExcluir
  29. fumodesde os 16 estou com 51 percebí perda de concentração e falta de memória voltando a estudar.será que se parar posso recuperar o desempenho da memória ou trata-se de caso irreversível?

    ResponderExcluir
  30. olá pessoal, esta mais do que na hora de legalizar esta planta tão maravilhosa que é usada há milenios pela humanidade para diversos usos, sabemos bem que só foi prohibida nao pq faz mal e sim por puro interesse politico,economico,racista,religioso e capitalista !!!
    ACORDA BRASIL, LEGALIZA DILMAVEZ ;)

    ResponderExcluir