18 de mar. de 2011

# 10 Homens mais ricos dos países mais pobres

A Revista americana Phorbs, anualmente publica uma lista das pessoas mais ricas do mundo. E em 2011, o mexicano Carlos Slim encabeça essa lista e o empresário brasileiro Eike Baptista ocupa a 8ª posição. Entre os participantes dessa lista, poucos são de países considerados pobres, lógico com exceções.
A lista abaixo mostra os homens mais ricos dos países mais pobres. Geralmente suas riquezas são obtidas através da política, contrabando ou exploração intensiva de um território, e se divididas poderiam aumentar a qualidade de vida da população em até 60%
A lista de países mais pobres levou em consideração o PIB de cada pátria. Quanto menor o PIB, mais pobre é uma nação.
A lista de homens mais ricos foi impetrada em uma longa busca na internet, muitas informações podem estar equivocadas, porém cada homem citado abaixo é considerado milionário em seus países, mas sem a certeza de ser o maior.
O principal site de referencia foi o http://wiki.answers.com/, site similar ao Yahoo respostas, e a companheira de todo estudante, a formidável Wikipédia...  kkk (todos tem receio em utilizá-la, né?) Ok!?
Mas antes é necessário explicar o que é PIB.

O que é PIB?
PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras.
E per capita, ou por cabeça, é a soma desses produtos divido pela quantidade de habitantes, como é demonstrado no quadro abaixo. Os 10 países mais pobres do mundo.


Acompanhe abaixo a lista dos homens mais ricos desses países. Ah! Todos eles estão localizados no continente africano.

Zimbábwe


Descrição: O país apresenta a maior taxa de inflação do planeta. Em fevereiro de 2007 foi registrada uma inflação anualizada de aproximadamente 1730%. Dados governamentais de junho de 2007 já apontam uma inflação de 4500%, embora especialistas afirmem que ela já chegou a aproximadamente 100000%. Em julho de 2008 a inflação oficial chegou a 2.200.000% ao ano, mas estatísticas extra-oficias indicam uma inflação real de 9000000% ao ano. Em 2009, a inflação chegou aos exorbitantes 98% ao dia.
Nome: Strive Masiyiwa
Bio: Conhecido como “Bill Gates da África”, é proprietário da Zimbabwe Cell Phone, e da Econet Wireless, maior empresa de telecomunicações do continente africano.
Fortuna: Não Revela, porém sites sul-africanso estimam que seja entre 900 milhões e 1,5 bilhões de dólares.
Ajuda seu país? Sim. Mas apenas em movimentos cristãos.



República Democrática do Congo


Descrição: A economia do terceiro maior país da África depende fortemente de mineração. No entanto, a atividades econômicas ocorre principalmente no setor informal e não é refletido no PIB. É uma nação que possui uma vasta riqueza potencial que declinou drasticamente desde os meados da década de 1980. Os dois recentes conflitos, que se iniciaram em 1998, reduziram dramaticamente a produção nacional e as receitas do governo, aumentaram a dívida externa e resultaram em talvez uns 3,8 milhões de vítimas, diretas, que se somadas às vítimas causadas pela fome e as devidas a doenças, são 4,5 milhões.
Nome: Jean-Pierre Bemba
Bio: Seus negócios incluem rádios portáteis, aviação e cadeias de televisão privadas. Seu pai, Jeannot Bemba Saolona, foi um empresário que foi bem-sucedida do ex- Zaire ditador Mobutu Sese Seko
Fortuna: Estimada em centenas de milhões de dólares
Ajuda seu país? Era senador e já foi vice-presidente do país... Deveria ajudar!


Burundi


Descrição: Apesar dos inúmeros recursos minerais. Alia-se à pobreza os constantes conflitos étnicos locais e entre Uganda e Ruanda. Burundi é um país sem saída para o mar, pobre em recursos naturais e com um setor industrial pouco desenvolvido. A economia é baseada na agricultura, que correspondia em 1997 a 58% do PIB. Mais de 90% da força de trabalho concentra-se na agricultura, a maior parte da qual pratica a chamada agricultura de subsistência. Embora fosse potencialmente capaz de se tornar auto suficiente na produção de alimentos, a guerra civil, a superpopulação e a erosão do solo afastaram para longe a auto suficiência.
Nome: Come Bwitonzi
Bio: Político da situação e “comerciante de diamante”
Fortuna: Não revelada, nem pode ser estima exatamente pela atividade exercida.
Ajudam seu país? Se contrabando for ajuda, ele ajuda muito.


Libéria


Descrição: Os principais cultivos agrícolas do país são o arroz, a mandioca, o café e o cacau. Apesar de a maioria da população se empregar neste setor, a Libéria não é auto-suficiente do ponto de vista alimentar. Historicamente as principais exportações do país são a borracha, o ferro e a madeira.Possui jazida de minério de ferro nos Montes Bomi, Monte Nimba e perto do rio Mano. Uma importante fonte de divisas da Libéria é oriunda da venda das taxas de registro de navios. Muitos navios estrangeiros estão registrados sob a bandeira liberiana, aproveitando os baixos valores oferecidos pela nação africana.
Nome: Charles Gyude Bryant
Bio: Bancário e ex- chefe de Estado indicado do país, como o resultado de um acordo de Paz.
Fortuna: Não revelada. Pode chegar a 300 milhões de dólares.
Ajuda seu país? Nem como político, ele é acusado de corrupção durante os 3 anos de seu mandato.


Somália
.

Descrição: Com poucos recursos naturais. A economia é excessivamente agrícola, pouco industrializada, sendo que as indústrias mais predominantes são a de refinação de açúcar e a têxtil. 65% do seu PIB vem da agricultura, contra 25% de serviços e 10% da indústria. A agricultura é o setor mais importante, com a criação de gado respondendo por cerca de 40% do PIB e por cerca de 65% das exportações. Grande parte de sua população que vive da criação de gado é nômade ou seminômade. A banana é outro importante item de exportação. O açúcar, o sorgo, o milho e os peixes são produtos para o mercado interno.
Nome: Gabriel Sheikh Osman
Bio: Filho e único herdeiro de Sheikh Mohamed Osman que foi um relevante político somali e membro do Parlamento no governo civil. Gabriel Sheikh Osman passou a deter posições políticas do governo somali. Uma posição que ele ocupou é o de conselheiro para o embaixador da Somália na Etiópia.
Fortuna: 600 milhões de doláres
Ajuda seu país? Apenas como político.


Serra Leoa


Descrição: Com imensa desigualdade na distribuição de renda. Apesar de ser rica em minerais, como diamantes, ferro, platina, rutilo e bauxita, a infraestrutura física e social não é bem desenvolvida, e distúrbios sociais continuam a impedir o desenvolvimento. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte por sociedades estrangeiras. As indústrias compreendem instalações para a transformação dos produtos agrícolas, florestais, e diamantes. A extração aluvial de diamantes é a principal fonte de renda do país, e responde por praticamente metade das exportações.
Nome: Sahid Jamil Mohamed
Bio: É um empresário do comércio de diamantes.
Fortuna: 35 milhões de dólares por semana é o valor estimado de suas transições
Ajuda seu país? Junto com Siaka Stevens, ele é considerado de ter desempenhado um papel importante na destruição da economia de Serra Leoa, deixando um legado sem sentido da morte e da pobreza em seu rastro


Guiné Bissau
.

Descrição: É dependente da agricultura e da pesca, também objeto de um programa do FMI para o ajuste estrutural. O país exporta peixe e mariscos, amendoim, semente de palma e madeira. As licenças de pesca são uma importante fonte de receitas. O arroz é o cereal mais produzido. Em 1998, a guerra entre facções pelo controle do país destruiu grande parte das infraestruturas e causou danos em todas as regiões, fazendo cair o PIB 28% naquele ano. A produção agrícola baixou cerca de 17% durante o conflito. Na produção de castanha de caju, a descida chegou a 30%. E seu preço caiu 50% no mercado internacional em 2000.
Nome: Mamadou Sylla
Bio: Sylla é dono da Sylla Futurelec Holding, empresa do ramo de cereais. Ao ficar rico tornou-se um alto juiz. Foi preso por peculato em 2006.
Fortuna: Pode chegar a 1 bilhão de dólares.
Ajuda seu pais? Já foi político... É, acho que não!


Etiópia


Descrição: Aproximadamente 85% da população sobrevive da agricultura, respondendo por cerca de 45% do PIB. As exportações são café, fornecendo 35% das receitas de câmbio, sementes oleaginosas, leguminosas (feijão), flores, cana-de-açúcar, forragem para animais, e uma planta conhecida por qat, que possuí propriedades psicotrópicas quando mascada. As condições naturais são favoráveis à agricultura, mas as técnicas agrícolas são arcaicas e, portanto, a produção se limita ao nível de subsistência. A economia etíope é eminentemente agrícola e se encontra entre as mais atrasadas do mundo
Nome: Sheikh Mohammed al-Amoudi
Bio: O homem mais rico da África. E o 43° do mundo. Empresário do ramo petrolífero, armas, agricultura.
Fortuna: 9 bilhões de dólares
Ajuda seu país? Não. Chegou a "alugar" por 99 anos 1000 hectares de terra para plantação que iriam subsidiar alimentos á seus compatriotas.


Níger


Descrição: A economia é centrada na agricultura de subsistência, na criação de animais e na reexportação de produtos, e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970. A desvalorização do Franco CFA em 2004 impulsionou as exportações de feijão, cebola, e da pequena indústria de beneficiamento e tecelagem de algodão do país. O governo depende de ajudas que foram suspensas após o golpe de estado de 1999 - para efetuar gastos e investimentos públicos. As perspectivas de curto prazo dependem do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional
Nome: Mamadou Tandja
Bio: Tenente-coronel aposentado e político. Foi presidente do Níger 1999-2010, também foi presidente da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano 2005-2007.
Fortuna: 800 milhões de dólares
Ajuda seu país? Relativamente, sim. Mantinha entidades educacionais.


República Centro-Africana


Descrição: É um país de economia bastante agrícola: agricultura de subsistência (mandioca, millhete, inhame, milho, etc.) e de exportação (café e algodão), e criação de gado bovino. A principal fonte de riqueza mineral é a produção de diamantes. A industrialização limita-se ao beneficiamento de produtos minerais e vegetais. As rendas provenientes do turismo não cobrem seu déficit comercial. Tal situação é agravada pelo isolamento geográfico, que contribui para desaquecer a exploração de urânio (em Bakuma), além de limitar as exportações (café, algodão, madeira, diamantes) do país. O turismo é a nova e crescente fonte de divisas.
Nome: François Bozizé Yangouvonda
Bio: É o atual presidente .Chegou ao poder em março de 2003 depois de ter chefiado um golpe de estado contra o presidente Ange-Félix Patassé.
Fortuna: 750 milhões á 1 bilhão de dólares
Ajuda seu país? Ele é um dos maiores traficantes de armas para países africanos.

10 comentários:

  1. Eu moro na Africa desde o ano passado, mais especificamente em Moçambique, e o que vc apresentou é uma triste realidade local, é muito mais discrepante que nós estamos acostumados.

    Abraços, excelente seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abracos de outro Mocambicano.
      Deviam fazer um resumo de Moçambique também.

      Excluir
  2. Ninguém pode desenvolver os países mais pobres, se aqueles que pertencem a casta política e econômica não tiverem a disposição através de um planejamento com aplicação de recursos,de investir na qualidade de vida de seu povo.
    Enquanto a referida casta apenas estiver interessada nos ganhos pessoais egoísticos, sem a consciência da importância do papel dos líderes para a coletividade nacional, poucos resultados serão observados dos auxílios internacionais.
    Ao meu ver, os países pobres da África e alguns de outros continentes, continuam nessa condição devido a carência de capacidade de resolver seus problemas. Embora os países colonizadores, sejam considerados responsáveis pela exploração e desagregação cultural dos povos colonizados, não podem ser julgados na sua totalidade, como promovedores da pobreza.Os países pobres e/ou miseráveis o são, como já abordei acima, pela incapacidade de organização, administração, carência de visão e consciência coletiva nacional.

    ResponderExcluir
  3. é uma pena ver essas pessoas sofrerem por uma migalha de pão.Já outras pessoas gastam dinheiro como água e reclamam da vida

    Excelente blog continue assim

    ResponderExcluir
  4. Cade o povo caralho vaiu se fuder esse povo kkkkkkkkkkk!!!! Vc não muitos podres

    ResponderExcluir
  5. bando de preto de merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi um nome de um Guineense, penso que é uma equivocação. não temos esse pessoa na Guine Bissau, com 1 bilhão de dolares.mi parece é da Guine-guiné Konacry.

      Excluir
    2. Invejoso racista, eles tiveram direito a essa vida, pois respeitaram as regras das vidas passadas, na proxima vida vocevai ser um sudito deles.

      Excluir
  6. FALTOU O PRESIDENTE jOSE Eduardo dos Santo de Angola...onde ele xta escondeu-se.?...tbem e um deles gatudo corupto sinico....ambicioso..s a sua filha e a mulher mais poderosa de Purtugal..n imagino o pai...

    ResponderExcluir