2 de mar. de 2011

# Pecados Capitais dos Santos Católicos

As biografias de muitos santos católicos têm passagens cheias de pecados. Desde ex-prostitutas luxuriosas, como Margarida de Cortona e Maria Egípcia, a caçadores de cristãos carregados de ira, como são Longuinho, muita gente cometeu todos os tipos de pecados e se arrependeu, para só então chegar à santidade. Conheça a baixo vários santos e pessoas religiosas que já estiveram bem longe do paraíso e que se renderam à tentação dos pecados capitais.
* Artigo publicado na Revista MUNDO ESTRANHO. Editado e complementado por este Blog.
Site: http://mundoestranho.abril.com.br/religiao/quais-sao-santos-mais-pecadores-historia-502846.shtml


VAIDADE
QUEM PECOU - Santa Margarida de Cortona


Foi criada por uma família pobre quando a sua mãe morreu e ela tinha sete anos. A aspereza de sua madrasta e sua beleza levou Margarete a ser seduzida por um nobre Montepulciano quando tinha 18 anos. Ela o seguiu até o seu castelo e tornou-se sua amante por 9 anos, sempre acreditando nas suas promessas de casamento. 
Ela cavalgava arrogantemente nas terras do amante vestida em finas sedas e desprezando os pobres.


IRA
QUEM PECOU - São Longuinho


Quem já pediu ajuda a são Longuinho para achar um objeto perdido nem imagina que ele era um militar romano, Cássio, cheio de sangue nos olhos: ele não só acompanhou a execução de Jesus como perfurou com a lança o abdome de Cristo, para se certificar da sua morte. No século 3, são Sebastião também foi um militar que engrossou as fileiras romanas, que prendia e perseguia cristãos


INVEJA
QUEM PECOU - Papa Bonifácio VII



Disputas papais cheias de cardeais bonzinhos à espera da fumacinha branca? Nem sempre. Para chegar ao cargo máximo da Igreja, alguns pontífices são acusados de ter mandado empacotar seus antecessores. Bonifácio VII foi o mais cruel deles: estrangulou com as próprias mãos Bento VI em 974. Expulso de Roma, voltou quatro anos depois e ainda depôs Bento VII


LUXÚRIA
QUEM PECOU - Santa Maria Egípcia e Papa Alexandre VI


Santa Maria, a Egípcia, era prostituta em Alexandria, no Egito, no século 4. E acreditem, ela praticava sexo sem cobrar nada de seus clientes, recebia em troca alimentos e caronas. Rodrigo Borgia, eleito papa Alexandre VI em 1492, tinha duas amantes oficiais. Teve pelo menos sete filhos - as más línguas dizem que ele praticava incesto com uma delas, Lucrécia Bórgia. 



PREGUIÇA
QUEM PECOU - Santa Josefina Bakhita


Esta africana conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes, por ser considerada preguiçosa. Foi doada para um cônsul italiano, que a levou  para a Itália, onde se converteu ao catolicismo. Dizia “Vou devagar, passo a passo, porque levo duas grandes malas. Numa vão os meus pecados, e na outra, muito mais pesada, os méritos infinitos de Jesus”.


GULA
QUEM PECOU – Papa Leão X

Dietas não são o forte do Vaticano, famoso pelos banquetes. Dizem que o papa Paulo II até morreu pela boca, em 1471, caiu duro logo após comer dois melões sozinho. O livro Os Segredos da Cozinha do Vaticano, narra o que ocorreu quando o papa Leão X assumiu: "Foram 13 serviços, tanto doces quanto salgados, e, no final, como se já não bastasse, um terneiro completo, fervido em vinho branco e banhado em pó de ouro". Para quem não sabe, um terneiro é um bezerro de até um ano, inteirinho...


AVAREZA
QUEM PECOU - São Camilo de Lellis



O pecado da avareza é também o pecado da ganância. E são Camilo de Lellis pecou muito por isso. No século 16, na Itália, ele tinha tudo para construir uma carreira de sucesso como militar, mas foi seduzido pela jogatina - não parava de jogar cartas e apostar. Todo o salário que recebia como soldado era gasto em jogo. Acabou na miséria e teve que virar mendigo para só então se converter.



 Download : Venice – Preto no Branco!
♫ DOWNLOAD ♫
Venice - Preto no Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário